Alumínio anodizado: o que é, como fazer e principais aplicações

O alumínio anodizado é uma solução requisitada em diversos projetos, do setor de arquitetura até a indústria naval. Por isso, dedicamos este post para tratar especialmente sobre as ligas fabricadas por anodização. Siga a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é alumínio anodizado?

Alumínio anodizado é uma liga apropriada para anodização, coberta por uma fina camada de óxido. Essa solução funciona tanto para conferir maior proteção contra oxidação profunda, como para proporcionar bom acabamento estético às peças. 

É importante ressaltar que as ligas de alumínio que reagem melhor ao processo de anodização, são aquelas com grau de pureza elevado (maior concentração de alumínio). Por outro lado, as ligas que possuem zinco ou cobre como componentes principais, não compõem o grupo de alumínio anodizado, já que não respondem bem a essa técnica. 

Entre as principais ligas apropriadas para anodização, destacam-se: 5052, 5083, 6060, 6063 e 6351. 

Quais as vantagens do alumínio anodizado branco?

No presente, o alumínio anodizado branco em São Paulo oferece uma aparência elegante e contemporânea, que pode ser ideal para design de interiores ou exteriores.

Além disso, o alumínio anodizado branco na Zona Leste é mais resistente a riscos e desgaste em comparação ao alumínio não tratado, aumentando sua vida útil.

Por último, a superfície anodizada é mais fácil de limpar e mantém sua aparência por mais tempo (mesmo em condições adversas).

alumínio anodizado

Como fazer anodização de alumínio

Após escolher uma liga que atenda às necessidades do seu projeto, bem como seja apropriada para o tratamento de anodização, está na hora de realizar a técnica. De maneira simples, funciona assim: o material passa por um banho eletrolítico, sendo envolvido em uma camada de óxido. Depois da selagem da cobertura, acontece a formação do alumínio anodizado. 

Além de alta resistência à oxidação, o alumínio anodizado apresenta maior dureza, excelente durabilidade e acabamento resistente contra descascamento. Em relação à coloração, a técnica pode ser feita com corantes coloridos ou de modo tradicional. 

Principais aplicações do alumínio anodizado

Há diversas utilizações para o alumínio anodizado, por se tratar de um material com propriedades excelentes. Reunimos abaixo alguns exemplos:

  • Luminárias;
  • Carrocerias e placas de automóveis;
  • Utensílios de cozinha;
  • Tanques de combustível;
  • Estruturas de barcos;
  • Entre outras aplicações.
logo Império dos Metais

Quer comprar as melhores ligas para anodização? Visite o site da Império dos Metais e encontre uma diversidade incrível do que há de melhor em alumínio!

Confira outros conteúdos da Império dos Metais: